A área Penal Empresarial tem foco basicamente em crimes de corrupção na empresas, em suas diversas vertentes: crimes contra a ordem tributária, meio ambiente, propriedade industrial, concorrências desleais, administração pública, e fraudes corporativas em geral.

Muito tem se ouvido falar sobre o chamado “Direito Penal Empresarial”, ou o “Direito Penal Econômico”, especialidade em evidência nos últimos tempos. Todavia, pouco se tem escrito e explorado sobre o que efetivamente se espera dos operadores do Direito, sobretudo dos advogados, que militam nessa área.

As mudanças econômicas que temos acompanhando nos últimos anos têm alterado de forma significativa o dia a dia de muitas empresas e profissionais. Muitos tentam se adequar as novas realidades que surgem a todo instante para se manterem em evidência na área que atuam. Com os escritórios de advocacia isso não é diferente. E neste novo cenário, o advogado precisa se especializar constantemente e seguir as tendências que o mercado oportuniza

Direito Penal Empresarial

A sofisticação da economia brasileira, aliada à globalização, tem feito a diferença. O legislador tem se preocupado em penalizar diversas condutas anteriormente não consideradas para fins penais. Bons exemplos disso são os crimes cometidos em ambiente virtual (internet), bem como os crimes cometidos contra o meio ambiente.

Os profissionais da Pagnozzi tem expertise na orientação e defesa de clientes que – de alguma forma – foram vítimas de fraudes empresariais.

Principais atividades:

  • Identificação de riscos de corrupção dentro da empresa
  • Auditoria de contratos (incluindo processo de cotação)
  • Desenvolvimento e implementação de Códigos de Ética e Política de Compliance
  • Orientação em inquéritos policiais
  • Defesa em processos criminais por sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e crimes financeiros em geral
  • Auditoria de fornecedores e prestadores de serviço

Esse texto foi classificado em nossa seção: Áreas de Atuação
Você pode pesquisar mais sobre o tema desse artigo utilizando a(s) Tag(s): ,